» Início
» Pesquisa de Frags
» Frags mais recentes
» Registo
» Recursos
» Ajuda
» Utilizadores
» Ligações
» Contactos
 
Utilizador:
Password:
Perdeu a Password?
   
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Método de Propagação de Acróporas
 
Nível de Dificuldade -
 
Materiais Necessários
  • O coral a ser propagado
  • Cortador de ossos ou ferramenta de corte equivalente
  • Supercola em gel
  • Pedaço de rocha calcária
 
 
A acropora é um coral duro muito fácil de propagar, tal como a maioria dos corais SPS. De facto, é tão simples como partir um ramo e fixá-lo a outro pedaço de rocha com super cola em gel. Qualquer marca de supercola em gel facilmente disponível no mercado servirá, mas é importante garantir que, ao comprar, a embalagem tenha explícita a indicação de “Gel”. Caso contrário, a cola poderá não ter uma consistência suficiente para agarrar convenientemente o frag. Esta fotografia mostra o coral a partir do qual se fez o frag.
 
 
As ferramentas e materiais necessários para propagar este tipo de coral incluem alguns bocados de rocha calcária, supercola em gel (quanto mais consistente melhor) e um cortador de ossos. Este último poderá ser substituído por outro utensílio, dado que em qualquer loja de ferramentas se poderá encontrar uma variedade razoável de cortadores adequados para este efeito.
 
 
Recorrendo à ferramenta de corte escolhida, identifique o ramo a cortar. Também se pode facilmente partir o ramo com os dedos, mas a utilização de uma ferramenta adequada deixa a zona de corte mais precisa e menos extensa. No caso dos corais SPS mais sensíveis, em vez de cortar totalmente o ramo, também se pode agarrar bem o ramo com o cortador e dobrá-lo para que este se parta junto à zona de fixação.
 
 
Agora que o frag já foi cortado, deve-se aplicar uma quantidade generosa de supercola em gel na zona de corte do frag, assim como na zona do pedaço de rocha em que se pretende fixá-lo. Em seguida, deve-se pressionar a base do frag com a rocha, durante aproximadamente 30 segundos. Antes de colocar o frag no aquário, deixe que a cola endureça durante mais um minuto ou dois.
 
 
Aqui está o frag da Acropora colado ao pedaço de rocha..
 
 
Artigo traduzido por Luís Delgado com permissão de fragoutpost.com
 
 
 
     
Coral Frag Trading Powered by FragOutpost.com